Principais datas do DP

O Departamento Pessoal deve ser organizado e ter um calendário claro para os colaboradores que fazem parte desse setor.

Uma empresa precisa pagar tributos e deve prestar contas ao governo para não sofrer com multas e o Departamento Pessoal é responsável por isso, pois são esses colaboradores que lidam com a parte burocrática do negócio.

Uma das principais funções do Departamento Pessoal, manter atualizadas as informações referente aos colaboradores. Nesse sentido cuidar para o cumprimento dos prazos trabalhistas.

Falhas resultam em prejuízos para a empresa, por isso é necessário ter um calendário em mãos.

Departamento Pessoal

O ideal é que no começo do ano, todas as datas sejam conferidas e confirmadas. Após isso, é possível elaborar um material que vai auxiliar ao longo do ano, mas mesmo assim é importante ficar de olho nas alterações que possam ocorrer,

Responsabilidades do Departamento Pessoal

Muita gente acha que o Departamento Pessoal é igual ao RH (Recursos Humanos), pois muitas atividades são semelhantes, mas são setores diferentes.

O DP lida com a parte burocrática da empresa, e também com as questões relacionadas à legislação trabalhista e Previdência Social.

Ele deve elaborar a folha de pagamento de todos os colaboradores da empresa, e proceder com o registro nas Carteiras de Trabalho (CTPS) e calcular as guias de INSS e FGTS, bem como os demais tributos.

Por isso, esse setor precisa ter um planejamento perfeito, para que todas as datas sejam cumpridas. Se alguma informação não é entregue nas datas corretas, a empresa terá que pagar multas e corre o risco de sofrer ações trabalhistas.

Datas importantes no calendário do Departamento Pessoal

Algumas datas se repetem em todos os meses, por isso os profissionais do setor de RH precisam estar atentos para que executem todas as tarefas dentro dos prazos.

Departamento Pessoal

Todo dia 07 devem ser recolhidas as guias referente a FGTS e no dia 20, as guias referente a IRRF e INSS por exemplo.

Existe uma lista de contribuições mensais que devem ser acompanhadas por quem trabalha no Departamento Pessoal.

Os pagamentos são feitos em dias fixos, que facilita o controle, e por isso o planejamento ajuda bastante.

Vamos ver algumas das obrigações do Departamento Pessoal para manter a empresa em situação regular:

  • Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) deve ser preenchido pela empresa, e o Departamento Pessoal deve incluir as contratações, dispensas e transferências realizadas internamente pela empresa.

Esse cadastro deve ser atualizado todos os meses até o dia 7.

  • GPS

A Guia da Previdência Social (GPS) trata-se do valor que deve ser repassado ao INSS e deve ser pago todo mês até o dia 20.

  • DARF

Não há data fixa para pagar a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Portanto, ela precisa de emissão sempre que existir o pagamento de impostos embutidos nas operações da empresa. E aí que aparecem as dificuldades. Porém cada um desses impostos possuem uma data específica.

  • eSocial

Devem inserir todas as informações no eSocial. Segundo o faturamento anual da empresa. Portanto o programa exige alguns dados como apresentação das informações referentes aos colaboradores. Concessão das folhas de pagamento e envio dos dados de segurança e saúde do profissional.

  • DIRF

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é mais uma obrigação do DP e deve fazer parte do calendário. Deve ser feito uma vez por ano e a organização depende do setor. E quando as datas não são cumpridas a empresa pode ser multada.

Gostou desse Artigo e precisa de uma consultoria em seu sistema de Recursos Humanos?

Então fale com a consultora

Solicite agora mesmo o seu Calendário RH

Baixe agora o seu calendário RH e garanta que suas estratégias ocorram conforme o previsto, sem atropelos ou esquecimentos 

Deixe um comentário