7 funções do Departamento Pessoal

O departamento pessoal é o setor que realiza diversas tarefas para garantir a relação legal entre empregador e empregado.

Suas principais funções são controlar o ponto, fazer os registros de trabalho, gerir férias e benefícios e se relacionar com os sindicatos.

Vamos ver quais são essas funções e também saber um pouco mais sobre cada uma delas:

Efetivação do contrato de trabalho

Um contrato de trabalho pode ser determinado ou indeterminado e deve ser feito de maneira correta, senão pode prejudicar a empresa e ocasionar em ações trabalhistas.

Após o processo de recrutamento e seleção, o departamento pessoal deve cuidar dos quesitos legais como a assinatura da carteira, registro no sindicato e inserir os benefícios obrigatórios.

Administração do ponto

O departamento pessoal é responsável por monitorar, registrar e gerenciar os horários de entrada e saída de cada colaborador. Hoje há sistemas em nuvem que ajudam muito nesse monitoramento, o que ajuda muito o setor.

Gestão dos benefícios

Todo empregado registrado em carteira tem direito a vários benefícios como o FGTS, décimo terceiro salário, em algumas categorias plano de saúde, vale refeição, vale alimentação, etc.

Cabe ao departamento pessoal estudar a viabilidade e selecionar benefícios complementares também como celular corporativo, bolsa de estudos, entre outros.

Processo demissional

Cabe ao RH ou ao líder direto do funcionário comunicar ao departamento pessoal o desligamento do funcionário. Nesse caso o departamento pessoal é responsável por efetivar o fim do contrato.

Nesse procedimento, o departamento pessoal deve ter um trâmite direto com o setor contábil da empresa, pois é preciso calcular décimo terceiro e férias proporcionais, FGTS e outros acréscimos proporcionais. É muito importante que não haja erros nesses cálculos.

O setor também deve dar baixa na carteira de trabalho, e recolher as assinaturas nos documentos necessários.

Leia também:

Controle de férias e licenças

Após 12 meses de trabalho, o trabalhador tem direito a férias que podem durar até 30 dias (pode variar de acordo com o número de faltas que o colaborador teve no último período).

O departamento pessoal deve cuidar de todos os trâmites necessários, e em conjunto com o líder, decidir qual o melhor período para que o funcionário tire suas férias.

O salário e o proporcional das férias devem ser pagos com antecedência, pois se passar o prazo, a empresa pode pagar multa ao trabalhador.

As licenças já exigem um controle um pouco mais complexo, pois o departamento pessoal precisa se planejar. Uma licença pode durar meses ou anos, no caso de doenças ou lesões graves, por exemplo.

Saúde dos empregados

O departamento pessoal deve garantir que a empresa tenha um clima saudável e seguro para os colaboradores, e por isso os exames admissionais e demissionais são feitos.

Assim, certifica-se que o colaborador está entrando ou saindo da empresa com saúde. A integração de atividades como ginástica laboral e o incentivo a exercícios físicos podem fazer muita diferença na vida dos trabalhadores também.

Pagamento de Salários

Por fim, é responsabilidade do departamento pessoal pagar salários e comissões dos empregados. Ele deve estar bem alinhado com o setor financeiro para garantir que os colaboradores recebam o salário no dia certo.

Paralelo a isso, o departamento pessoal deve emitir e conferir os holerites evitando eventuais problemas no futuro.

 

Nos avalie no Google Meu Negócio!

Gostou desse Artigo e precisa de uma consultoria em seu sistema de Recursos Humanos?

Então fale com a consultora

Solicite agora mesmo o seu Calendário RH

Baixe agora o seu calendário RH e garanta que suas estratégias ocorram conforme o previsto, sem atropelos ou esquecimentos 

Deixe um comentário